Grupo da Paraíba vem conquistando reconhecimento nacional, tendo o forró como principal gênero
Wagner Gil
O forró, um ritmo querido pelos nordestinos, tem uma diversidade de vertentes que há décadas vem ganhando o Brasil. Porém, nenhuma delas é suficiente para definir ‘Os Gonzagas'. O som da banda une elementos tradicionais e eletrônicos, as letras falam do amor à tecnologia e as referências musicais vão de Sivuca aos Beatles.
O grupo surgiu em João Pessoa, em 2012, tem, em sua maioria, músicos paraibanos, e suas canções e composições mostram a influência da cultura nordestina. Recentemente, ‘Os Gonzagas' esteve em Caruaru para divulgar o seu novo trabalho, o seu segundo álbum, ‘Onde Estará?'. "Esse CD tem muito a ver com Caruaru, com Pernambuco, com a Paraíba, com o Nordeste, de forma geral. Nossas influências vêm de Luiz Gonzaga, passando pelo Mestre Sivuca e chegando aos Beatles", disse o sanfoneiro Carlito.
Os convidados especiais que o CD traz refletem algumas das frequências nas quais o grupo se sintoniza: Biliu de Campina e Dorgival Dantas. Alceu Valença destacou o trabalho d'Os Gonzagas como um dos que mais chamaram sua atenção atualmente, ao falar que "o Brasil precisa urgentemente redescobrir sua trilha sonora".
‘Os Gonzagas' dialoga com a nova geração, trazendo o forró para o cotidiano das pessoas com uma música energizante feita para dançar e ouvir. E foi essa energia que conquistou o público capixaba no principal festival de forró do Brasil (o Fenfit), em 2013. O grupo foi o primeiro, fora do eixo Bahia-Sudeste, a vencer o evento, que ocorreu no Espírito Santo.
Após seis anos de estrada, a banda já tem na bagagem shows em quase todos os estados do Brasil, bem como turnês pela Europa, a comenda Ariano Suassuna (de João Pessoa), música em trilha de novela e a participação até a semifinal no programa SuperStar, da Rede Globo, em 2015, que trouxe popularidade nacional. "A participação na Globo foi excelente. Levamos nossa música e conseguimos avançar de fases e deixar nosso trabalho conhecido em todo país", disse Carlito.
Buscar novos desafios faz parte da identidade da banda, que conta com Yuri Gonzaga (voz e sanfona), Maria Kamila (voz e triângulo), Zé Neto (voz e violão), Jefferson Brito (guitarra), Carlos Henrique (sanfona), Leandro Santos (percussão), Hugo Leonardo (baixo) e Caio Bruno (bateria).
Mais informações: (83) 99606-0200