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Rita de Cássia Souza Tabosa Freitas é advogada e professora de Filosofia.
Rita Freitas
 
04.05
Carta a meu ex-aluno

Em épocas em que o ministro de Educação vem do mercado financeiro e não da educação, que entende investimento em educação, artes e cultura como despesa e não como investimento, em um período em que se quer acabar com o legado de Paulo Freire no Brasil, se faz necessário esclarecer a você, meu ex-aluno, o que de fato deve ser o rumo da educação superior no Brasil, nas áreas de ciências humanas. Inicialmente fico feliz por você compreender que é um terrível equivoco acabar com os cursos de Filosofia e Sociologia no Brasil, mas a solução dada por você também é completamente equivocada: o EAD.

Em qualquer país que leve a educação a sério, o ensino a distância serve para a formação complementar e nunca em substituição ao ensino presencial. A informação gravada não substituiu a interação da sala de aula, que não pode ser meramente conteudista, mas deve ser adaptada a realidade do aluno, para que o conhecimento aprendido tenha sentido (olha aí a importância do método Paulo Freire!). Você que foi formado em uma universidade pública deveria saber que seu curso não foi de graça, foi custeado com os impostos dos brasileiros e você estudou em um curso ENADE 5, ou seja, um dos melhores do Brasil. Passou em um concurso público bastante concorrido antes do término do curso e teve o apoio integral dos seus professores em sua jornada, não seja ingrato, pois você não conheceu doutrinação ideológica em nenhum momento, mas o pensamento crítico foi estimulado o tempo todo, pois isso, mesmo que hoje de forma equivocada, você é capaz de construir um bom texto.

Sala de aula de educação pública superior no Brasil nunca foi lugar de incentivo ao consumo de drogas, nem aconteceu em todo o seu percurso universitário nenhum ato que atentasse ao pudor em sala de aula, mas a diversidade política, religiosa, étnica, sexual e todas as formas de pluralismo foram toleradas, respeitadas e compreendidas (agora compreendo como as suas faltas nas aulas de Ética fizeram falta na sua formação!!). Quem se dedica ao pensar não é filhinho de papai desocupado, são os filhos de uma nação que precisa urgentemente se repensada em relação aos seus valores e aprender que a diversidade humana é uma riqueza e não um problema. Você deseja aulas gravadas sob o pretexto da não ideologização em sala de aula, mas escancara a necessidade de se trabalhar uma ideologia conservadora e apenas formativa para o mercado. Creio que o conhecimento não passou por você, que decorou os textos de lei, passou nas provas, mas está flagrantemente equivocado sobre o pensar. Se apenas as ciências exatas ou da saúde fizerem parte dos investimentos públicos, como ficarão as políticas públicas, pensamento crítico, os dilemas humanos? Você deveria se matricular em Sociologia ou Filosofia para perceber a dimensão de sua ignorância e aprender a pensar. Aproveita e matricula o ministro junto com você!

 
 
 
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