Colunas
 
 
Editorial
 
31.08
Caruaru em primeiro lugar

Esta semana, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, foi em busca de recursos para tocar obras e o custeio do dia a dia da PMC. Com uma população que se aproxima dos 400 mil habitantes, a cidade é o principal polo econômico, médico e educacional do Interior do Estado, atraindo cerca de 1,5 milhão de pessoas diariamente. São estudantes, professores, comerciantes, consumidores, entre outros, que chegam ao município em busca de tudo que ele oferece.

O tamanho da cidade também gera muita demanda e em áreas cruciais como saúde e educação. Na educação municipal, são quase 50 mil pessoas envolvidas, entre alunos, professores, coordenadores e pessoal de apoio. Esse número é bem maior do que muitos municípios do Interior.

Quando pensava em ser prefeita, Raquel definiu sua linha de atuação: investir no futuro da cidade através da educação. Ela pegou um déficit de oito mil vagas em creches e prometeu zerar essa carência. O que se tem visto na cidade é justamente isso: a educação se destacando. Dezenas de escolas receberam reforma, com boa parte delas praticamente sendo reconstruída. Já são quase quatro mil vagas de creche criadas e a chefe do poder Executivo municipal reafirma que vai cumprir a meta até 2020, quando seu mandato chega ao final.

Em Brasília, Raquel literalmente fez um porta a porta no gabinete dos deputados pernambucanos e na Caixa Econômica Federal. Ela foi nos 25 gabinetes e foi recebida por mais de 90% dos parlamentares. Também visitou senadores e o motivo é para conseguir verba para tocar obras em Caruaru. Geralmente no mês de setembro os deputados indicam os municípios que vão destinar parte das verbas que têm direito.

Esse trabalho que Raquel fez em Brasília foi apartidário. Filiada ao PSDB, ela bateu em gabinetes de deputados como Marília Arraes (PT), Túlio Gadelha (PDT) e João Campos (PSB), que estão em corrente política oposta. Também foi ao gabinete de opositores, como Wolney Queiroz. Recebida com festa, a prefeita trouxe boas notícias e grandes possibilidades que deverão ser anunciadas nos próximos dias. Uma delas terá repercussão enorme no meio cultural.

Em uma época onde a falta de educação e de tolerância parece predominar na política, a prefeita de Caruaru usa sua sensibilidade feminina e o poder de articulação da família – ela é sobrinha do ex-ministro Fernando Lyra – para fazer diferente e mostrar que é possível acreditar que possamos ter dias melhores.

 
 
 
publicidade