Em BrasíliaA prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), esteve em Brasília esta semana em busca de mais projetos e recursos para a cidade. Com o G100 da Frente Nacional de Prefeitos, ela visitou o Ministério do Desenvolvimento Regional, onde o grupo solicitou mais investimento e políticas públicas que priorizem os municípios com altos índices de vulnerabilidade socioeconômica. "Assim poderemos garantir mais qualidade de vida para a população, como saneamento e habitação. Estive também no Ministério da Cidadania e da Agricultura. E temos notícia boa: Caruaru está constando como um dos polos estratégicos do Programa de Desenvolvimento do Nordeste. O dia foi muito produtivo!", escreveu Raquel nas suas redes sociais, na sexta-feira (6).
Presente
O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, recebeu homenagem do presidente do PRTB de Caruaru, Luciel Emerson, na tarde da quarta-feira (5), no Recife. Na ocasião ele participava de um debate no Lide, entidade presidida em Pernambuco pelo também caruaruense Drayton Nejaim Filho. Mourão ganhou um boneco de barro.
Dnit
O diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), general Santos Filho, propôs, na quinta-feira (6), aos deputados federais Fernando Rodolfo (PL-PE) e Augusto Coutinho (Solidariedade-PE) e ao deputado estadual Antonio Fernando (PSC), em reunião no seu gabinete, que a bancada federal de Pernambuco apresente emendas ao orçamento da União de 2020 destinando verbas adicionais às obras de manutenção de rodovias no Estado, sob risco da conservação piorar rapidamente.
Dnit II
Segundo o diretor-geral do Dnit, a dotação para manutenção das rodovias pernambucanas fixada no projeto da lei orçamentária de 2020 é de R$ 127,9 milhões. Tal valor é insuficiente, na sua avaliação, para evitar que, no chamado Índice de Condição da Manutenção, o percentual de estradas com boa conservação, previsto em 76%, este ano, caia para 13% no próximo ano. O percentual de rodovias em situação de conservação ruim em Pernambuco, calcula o órgão, pode se elevar dos 5%, atualmente, para 44% em 2020. "É preciso dotar o Dnit de um mínimo de recursos para que a infraestrutura não se agrave ainda mais em Pernambuco, com sérios reflexos no processo de desenvolvimento do estado", declarou Rodolfo, após a reunião.
Trânsito
Bruno Araújo enviou carta para os deputados do PSDB sobre o projeto que altera regras relativas ao trânsito. "Quando ministro das Cidades, e autoridade nacional de trânsito, responsável pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), acompanhei a elaboração e os resultados de medidas que visavam aumentar a segurança dos usuários de transportes automotivos nas vias e estradas brasileiras. Peço, portanto, atenção às minhas observações ao projeto de lei 3.267/2019, que altera o Código de Trânsito Brasileiro. O documento apresentou 17 modificações, duas inclusões e oito revogações no texto legal. Algumas pertinentes e necessárias, outras absolutamente equivocadas. Destaco os pontos críticos do projeto, que exigem de todos e, sobretudo, dos parlamentares, atenção especial e extremo cuidado, por representar retrocesso e ameaça à missão de reduzir o número de mortes no trânsito", diz a carta. Entre os pontos críticos que ele destaca, estão os relacionados ao transporte de crianças e à suspensão do direito de dirigir.
Exame toxicológico
A revogação do artigo 148-A, que instituiu o exame toxicológico de detecção para os motoristas das categorias profissionais de transporte de carga e passageiros, também foi citado. "Justificativa apresentada de forma simplista e inconclusiva, e nem poderia ser diferente, já que tenta explicar o inexplicável. A medida ignora os expressivos resultados alcançados em quase três anos de vigência do exame toxicológico para motoristas profissionais, primeira medida efetiva de prevenção contra o uso de drogas por motoristas desde que o Código de Trânsito Brasileiro entrou em vigor", afirmou Bruno.
Dados
A carta traz ainda dados da PRF, no primeiro ano de vigência da lei. "Houve uma economia de mais de R$ 70 bilhões aos cofres públicos, de acordo com dados da Escola Nacional de Seguros. Entre 2015, quando o exame ainda não era exigido, e 2017, o primeiro ano em que passou a ser exigido na íntegra, o número de acidentes envolvendo caminhões nas rodovias federais caiu 34% e envolvendo ônibus, 45%. Além disso, o exame toxicológico já afastou das ruas e estradas mais de 2 milhões de motoristas profissionais potenciais usuários regulares de drogas, que não renovaram suas carteiras de habilitação, para fugir do exame toxicológico. É preciso lembrar também que essa valiosa ferramenta preventiva, que fortalece ainda o combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas nas nossas estradas, já vem sendo aplicada há mais de uma década na aviação civil, nas polícias estaduais, na Abin e até mesmo nas Forças Armadas", concluiu.