Quando em agosto de 2013 o Espírito Santo suscitou na nossa diocese o evento chamado "RIOS DE ÁGUA VIVA" não poderíamos imaginar o alcance da iniciativa: o objetivo era apenas agradecer ao Papa Francisco pela sua presença na Jornada Mundial da Juventude. A adesão dos jovens e das pastorais diocesanas era um apelo para renovar as estruturas da nossa Igreja o chamado para todos os sinais de vida nova que estavam acontecendo. Vimos com alegria que as Paróquias estavam se renovando na sua ação evangelizadora e a maioria dos padres e dos religiosos /as estavam acompanhando essa renovação. Descobrimos que surgiram novas expressões de vida cristã : gerando novas comunidades de vida e de aliança – O evento "RIOS DE ÁGUA VIVA" começou a fazer calendário diocesano juntando num só lugar, o Pátio de Eventos LuiZ Gonzaga, o espaço onde estavam presentes as Paróquias e as Áreas Pastorais, as Associações e as Novas Comunidades, os Carismas e os Movimentos.
Em síntese, pode-se afirmar que a Diocese valorizou todas as vocações: a Igreja não é só os Bispos e os padres, os frades e as freiras, mas todo batizado tem sua missão a cumprir – "Batizados e Enviados" tornaram-se neste ano o lema para fortalecer o ardor missionário de homens e mulheres, crianças, jovens e adultos – O Papa São João Paulo II utilizou em 1981 a expressão "Igreja – Movimento" estimulando o dinamismo evangelizador de cada vocação.
Na Igreja-movimento, estes movimentos sobressaem e chamam a atenção pela sua novidade e por um dinamismo espiritual, missionário e evangelizador; supõem uma forte interpelação para outras realidades eclesiais mais antigas e tradicionais .
Têm a característica de estarem dotadas de uma certa imprevisibilidade, mutabilidade, assombro, profunda novidade, gratuidade e liberdade. Não podia ser de outra forma, ao serem expressão da ação do Espírito Santo na Igreja.
Ajudam a Igreja a tomar consciência de algumas dimensões que podem continuar esquecidas. São realidades eclesiais novas, onde se verifica a importância e o papel dos leigos, totalmente competentes e autônomos na sua missão eclesial. São de origem carismática, pois pertencem à vida e ao dinamismo, logo surgem inesperadamente conforme a liberdade e a imprevisibilidade do Espírito Santo. Possuem um forte impulso missionário numa sociedade secularizada. Têm como tarefa principal a missão no mundo, no qual se situam como testemunhas daqueles valores cristãos que o vendaval secularista pretendeu apagar. Mas a grande novidade profética advém do facto de viverem no hoje da nossa história o acontecimento cristão de modo excepcional, recuperando aquelas formas de ser cristão que foram esquecidas pela grande massa dos cristãos.
É esse o objetivo do "7° Rios de Água Viva" com o tema: "A Igreja de Cristo em missão no mundo", mostrar o dinamismo da nossa Diocese que convoca a todos /as a serem missionários e missionárias.