Colunas
 
Dom Bernardino Marchió é o atual Bispo Diocesano de Caruaru.
Dom Bernardino Marchió
 
04.05
Maio, mês de MARIA

Durante vários séculos, até aos nossos dias, a Igreja Católica dedicou todo o mês de maio para honra a Virgem Maria! Por que ?

A tradição surgiu na antiga Grécia. O mês de maio era dedicado a Artemisa, deusa da fecundidade. Algo semelhante ocorreu na antiga Roma, pois maio era dedicado a Flora, deusa da vegetação. Naquela época, celebravam os jogos florais no fim do Mês de abril e pediam sua intercessão.

Na época medieval abundaram costumes similares, tudo centrado na chegada do bom clima e o afastamento do inverno. O dia 1º de maio era considerado como o apogeu da primavera.

Portanto, dá para entender que estas tradições surgiram na Europa e, como muitas celebrações litúrgicas, começaram a fazer parte da religiosidade popular.

A ideia de um mês dedicado especificamente a Maria remonta aos tempos barrocos, no século XVII.

Foi nesta época que o mês de maio e de Maria combinaram, fazendo com que esta celebração conte com devoções especiais organizadas cada dia durante todo o mês. Este costume durou, sobretudo, durante o século XIX e é praticado até hoje.

As formas nas quais Maria é honrada em maio são tão variadas como as pessoas que a honram.

As paróquias costumam rezar no mês de maio uma oração diária do Terço e muitas preparam um altar especial com um quadro ou uma imagem de Maria. Além disso, trata-se de uma grande tradição a coroação de Nossa Senhora, um costume conhecido como Coroação de Maio.

Normalmente, a coroa é feita de lindas flores que representam a beleza e a virtude de Maria e também lembra que os fiéis devem se esforçar para imitar suas virtudes.

A Igreja Católica respeita e incentiva estas tradições populares, mas lembra que toda a devoção a maria tem um único objetivo: levar à humanidade ao encontro com Cristo.

Maria é a Mãe de Jesus que nos repete sempre, como fez nas bodas de Caná, "Fazei tudo o que meu Filho vos disser". Maria não é uma deusa que deve ser adorada: é uma criatura que disse sim a Deus! Maria é inserida plenamente na Igreja e valoriza a presença das mulheres na história da salvação!

Maria é a Mãe que dá dignidade a todas as mulheres que geram vidas no seu ventre! Por isso o mês de maio é também o mês das Mães!

 
 
 
publicidade